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Hacker Future

Entendendo o Mugem

1. Sobre o Mugen:

1.1 O que é Mugen ? | Índice


Mugen é uma engine de Jogos de Luta em 2D. Não tão literalmente, mugen é um programa que possibilita a criação de Jogos de Luta em 2D, desde que adicionados a ele Cenários e Lutadores para tal.

1.2 Quem são os seus criadores ? | Índice


Mugen foi criado por um grupo de programadores chamado Elecbyte.

1.3 Em que linguagem ? | Índice


Foi desenvolvido em C com bibliotecas DJGPP e Allegro. Copilado com Gcc 2.95.2 e linkado com Allegro 3.9.31 WIP.

1.4 Quanto eu preciso pagar por ele ? | Índice


Nada, Mugen é um programa freeware e pode ser usado livremente por qualquer usuário, desde que respeitado o acordo do Termos de Serviço.

1.5 Estrutura das pastas do Mugen | Índice


CHARS - Ponha seus Lutadores aqui
DATA - arquivos de configuração do Mugen
DOCS - Documentos do Mugen
FONT - Fontes usadas no Mugen
SOUND - Arquivos de som do Mugen e dos cenários
STAGES - Ponha seus Cenários aqui
GRAPHICS - Nessa pasta estão localizados as figuras e animações usadas NO Mugen, como tela de seleção de lutadores, tela de entrada, tela de options.
SNAP - (Mugen 01.01.2000) Nessa pasta deveriam ser colocadas as fotos (screenshots) tiradas durante o Mugen, mais não funciona ...

1.6 Arquivos que compõe um Lutador | Índice


lutador.DEF - Definição do Lutador, arquivo de texto que pode ser aberto com qualquer editor, coisas como nome, versão e os arquivos utilizados são declarados no arquivo .DEF de um lutador.

lutador.SFF - Biblioteca de imagens, nessa arquivo são compactadas todas as imagens do seu lutador.

lutador.CNS - Constantes (tenha medo, muito medo), arquivo de texto geralmente esse é um dos arquivos mais trabalhosos de se criar, neste são declaradas as variáveis do seu lutador juntamente com seus valores, states, grupos e etc. Um lutador pode possuir diversos arquivos CNS.

lutador.CMD - Comandos do Lutador, arquivo de texto (nesse o bicho pega), neste arquivo você programa um comando a uma animação/figura.

lutador.ACT - Paleta de cor, esse é um arquivo gráfico, um lutador pode possuir até 12 paletas de cor (selecionáveis), essas paletas que especificam a cor do seu lutador quando você o escolhe com botões diferentes.

lutador.SND - Som ou Musica, nesse arquivo encontram-se todos os efeitos de som do lutador, todos compactados em um so arquivo.

lutador.AIR - Caixas de Colisão, arquivo de texto pode ser editado com qualquer editor, o arquivo AIR é responsável pelas caixas de colisão e de ataque do Lutador, para maiores detalhes durante uma luta pressione CTRL+C para ver as caixas, caixas azuis equivalem a área do lutador, caixas vermelhas equivalem aos golpes que causam dano ao inimigo.

1.7 Arquivos que compõe um Cenário | Índice


Os arquivos que compõe um cenários são apenas 3, seguem eles:

cenario.DEF - arquivo com toda a programação do cenário, coordenadas e quando os efeitos acontecem, entre outras especificações.

cenario.SFF - arquivo com todas as imagens e animações do cenário compactadas.

musica.xxx - alguns cenários possuem musica, essa musica não precisa de um nome especifico e pode ser no formato .MP3 e .MID (MP3 é bem melhor).

1.8 Teclas de Atalho do Mugen | Índice


O Mugen possui um série de teclas de atalho que possibilitam maior interação do usuário com o Mugen, teclas que tornam a nossa vida muito mais fácil, confiram:

F1
Deixa o Jogador 2 com Zero de energia

CTRL+F1
Deixa o Jogador 1 com Zero de energia

F2
Seta ambas energias do Jogador 1 e 2 para um.

CTRL+F2
Diminui a energia do primeiro Jogador a um.

SHIFT+F2
Diminui a energia do segundo Jogador a um.

F3
Deixa ambos jogadores com o poder no máximo.

F4
Reinicie o Round.

F5
Acaba a luta por tempo.

F12
Tira uma foto Wink

CRTL+A
Usado para congelar movimentos, pressione e execute um comando você verá que o seu personagem ficará "trancando", so testando para entender ...

CRTL+C
Veja as caixas de colisão e de ataque dos lutadores.

CTRL+D
Mostra o debug

CRTL+L
Faz desaparecer as barras de energia e super. Está função somente faz com que o Mugen não mostre as barras de energia e as de supers, elas continuam funcionando.

CRTL+S
Quando acionado, aumenta a velocidade do Mugen até o máximo que o seu computador agüentar. Quando pressionado novamente retorna a velocidade normal.

CTRL+V
Ativa o v-Sync

CRTL+ALT+#
Aonde # pode ir de 1 a 4. Essa opção habilita/desabilita o jogador selecionado.

Pause
Pausa o jogo. Se você estiver no modo treino aperte M durante o pause, você verá um tela com algumas opções bem interessantes.

Barra de Espaço
Recarega a energia e a barra de super.

Esc
Finaliza

2. Como eu faço para:

2.1 Instalar o Mugen ? | Índice


Para instala-lo, apenas descompacte-o para uma pasta qualquer e pronto, está instalado, lembrando que para você conseguir jogar com o Mugen você precisa de Lutadores e Cenários.

Você pode ter vários Mugens no mesmo computador, basta ter varias copias em pastas diferentes.

2.2 Instalar Lutadores ? | Índice


1 PASSO: Descompacte-o para uma nova pasta, esta pasta DEVE ter o mesmo nome do arquivo com extensão .DEF do seu lutador.

2 PASSO: Abra com o bloco de nota (ou qualquer editor de textos) o arquivo select.def na pasta DATA do Mugen.

3 PASSO: Procure a chave [Characters], embaixo dela escreva o nome da pasta aonde está o seu lutador, veja o exemplo:

[Characters]
akuma

Se você descompactou o seu lutador para outra pasta, especifique o nome da pasta e do arquivo .DEF do seu lutador, veja o exemplo:

[Characters]
akumax\akuma.DEF

Terminado, saia do editor, salve e jogue com o seu lutador.

2.3 Instalar Cenários ? | Índice


1 Passo
Descompacte o seu cenário para a pasta Stages do seu Mugen.

2 Passo
Abra com o bloco de nota (ou qualquer editor de textos) o arquivo select.def na pasta DATA do Mugen.

3 Passo
Procure a chave [ExtraStages], embaixo dela escreva o nome do seu cenário, veja o exemplo:

[ExtraStages]
stages/Dracketbg.def

Lembre-se: Sempre especifique o caminho "stages/" antes do nome do cenário, e não se esqueça de por a extensão .DEf ao final do nome do cenário.

2.4 Instalar um Screen Pack ? | Índice


LEMBRE-SE: Antes de fazer qualquer substituição é bom fazer uma copia dos seus arquivos do Mugen, apenas da pasta data e graphics (esse ultimo somente no antigo Mugen).

O conceito é muito simples, descompacte a Screen Pack para um novo diretório, agora veja o nome dos arquivos e SUBSTITUA os seus arquivos atuais do Mugen pelos novos.

2.5 Saber que o Lutador é para o novo Mugen ? | Índice


Se o arquivo .DEF do seu lutador possuir esses campos, ele funcionara somente no novo Mugen.

[Info]
name =
displayname =
versiondate =
mugenversion = 06,27,2000
author =
pal.defaults = 1

2.6 Desabilitar opções nos arquivos do Mugen ? | Índice


Qualquer arquivo que possa ser editado no Mugen tem os mesmos princípios de um arquivo de extensão INI, portanto com um ; (ponto e virgula) na frente da expressão ou palavra desabilita o mesmo, exemplo:

Quero desabilitar um cenário:

Edite o arquivo select.def, e ponha na frente do seu cenário um ;
;stages/cenario.def

Dessa maneira você continua com o cenário instalado, mais ele não aparece na seleção. O ; (ponto e virgula) pode ser usado para especificar um comentário.

2.7 Habilitar filtros gráficos ? (so para Mugen 27.06.2000) | Índice


Abra o arquivo mugen.cfg e procure pela chave [Video], dentro procure o parâmetro DoubleRes = , aonde está escrito valor substitua por algum dos valores abaixo para que você adicione filtros que vão deixar o seu Mugen com uma cara bem mais bonita.

Antes de mais nada sete o seu vídeo para 640x480.

0 OFF - Sem efeitos.

1 Diagonal Edge Detection - Efeito que parece uma marca d'água, seu Mugen parecera que foi pintado com um pincel (o efeito mais original visto por mim até hoje em um jogo de luta)

2 Bilinear Filtering - O filtro mais conhecido nos jogos, esse filtro deixa as figuras mais arredondadas, dando um efeito mais artístico, e melhor aos olhos.

3 Horizontal scanlines - Sua tela será dividia em varias linhas Horizontais, ficará parecendo uma tela de arcade de perto.

OBS: Estás opções requerem bastante poder de processamento, portanto se seu micro não tem uma boa memória RAM e não é um Pentium II ou K6II (ou maior), nem tente executar essa opção, por que ficara muito lento.

2.8 Desabilitar mensagens (debug) durante a luta | Índice


Abra o arquivo mugen.cfg e procure pela chave [DEBUG], dentro procure o parâmetro Debug = , aonde está escrito valor mude para 0 (zero), o resultado ficará dessa maneira:

Debug = 0


3. Por que, por que, por queee ??
3.1 Meu lutador não funciona ? | Índice


Veja se ele foi instalado corretamente, lembrando que o nome a ser colocado no arquivo select.def DEVE ser o mesmo nome dado ao arquivo com extensão .DEF do seu Lutador.

Se o nome do arquivo DEF do seu Lutador não for igual ao nome dado a pasta, verifique se você especificou o caminho no select.def

Qualquer duvida verifique em 2.2 Instalar Lutadores ?.

3.2 Meu cenário não funciona ? | Índice


Verifique se no arquivo select.def, consta o caminho e o nome do cenário, qualquer duvida veja o artigo numero 2.3 Instalar Cenários ?.

3.3 Quando tento jogar recebo um erro de "Out off memory" ? | Índice


Esse erro acontece por que seu Mugen esta carregando e abrindo muitos arquivos ao mesmo tempo e seu computador não agüenta o tranco (isso é normal), para aliviar um pouco desabilite opções como som e efeitos gráficos, não se esquecendo que é sempre bom ter uns 100 mb livres no winchester antes de rodar o Mugen.

Topico 2.7 Habilitar filtros gráficos ?
Topico 3.6 Meu som não funciona ?

3.4 Quando jogo no versus, sempre o 2 jogador morre ? | Índice


Esse erro também é bem comum e bem maluco. Esse erro varia de PC para PC, em alguns funciona em outros não, para jogar com os 2 lutadores sem problema, habilite o Joystick para um dos jogadores e desabilite o teclado para o mesmo, dessa maneira fica somente um lutador no teclado e outro no joystick.

3.5 Está lento demais no meu computador ? | Índice


Antes de mais nada, parto do pressuposto que o computador aonde você instalou o Mugen, não é um 386,486,586 com menos de 32 de ram.

Após isso esse problema pode ser resolvido de duas maneiras:

* Durante uma luta tecle CRTL+S, isso fará com que o Mugen de um turbo no jogo, usando todo o potencial da sua máquina.

* Antes de entrar no Mugen, feche todos os programas que estejam abertos no windows, incluindo winamp, antivírus, proteção de tela e outros aplicativos que estejam residentes na memória do seu computador. Você pode também desabilitar algumas funções do seu Mugen como: som, musica de cenários, resolução 320x240, 16bits, sem filtros de imagem e qualquer outra coisa que você note que carregue demais o seu Mugen.

3.6 Meu som não funciona ? | Índice


As vezes é necessário habilitar o som para que o mesmo funcione no Mugen. Edite o arquivo mugen.cfg e procure pela chave [Sound], o primeiro parâmetro disponível será o Sound = , no lugar do , complete com 0 (zero) para desativar e 1 para ativar o som.

3.7 Meu joystick (controle) não funciona ? | Índice


É necessário, para que o joystick funcione, habilitar ele antes. Para isso edite o arquivo mugen.cfg e procure pela chave [Input], procure o parâmetro P1.Use Joystick = , aonde valor se igual a 0 (zero) desabilita o joystick e se igual a 1 habilita o joystick, apos isso procure o parâmetro P1 Joystick type = , aonde valor é a quantidade de botões do seu joystick conforme lista abaixo:

* 0 - Desabilita
* 4 - 4 botões
* 6 - 6 botões
* 8 - 8 botões

OBS: Apenas o jogador 1 pode habilitar o joystick.

3.8 Minha musica inicial não funciona ? | Índice

* Antes de mais nada aumente o som do seu windows.
*
Aumente o som do seu Mugen no menu Options.
* Se o seu Mugen for a versão 01.01.2000, ela não funcionara de primeira, funcionara somente quando você entrar em uma luta e depois voltar a ela. No Mugen 27.06.2000 esse erro já foi corrigido.

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